terça-feira, 11 de janeiro de 2011

(alunos do 3º ano com Emília)

Monteiro Lobato
(extraído do relatório do 3º bimestre, 1º ano, profª Sandra)

“Que é que as nossas crianças podem ler? Não vejo nada. (...) É de tal pobreza e tão besta a nossa literatura infantil, que nada acho para a iniciação de meus filhos.”.
Monteiro Lobato

Foi por isso que Monteiro Lobato criou as suas histórias...

Dona Benta é a avó de Pedrinho e Narizinho, que são primos. Eles vivem as mais estranhas aventuras com os amigos Emília, uma boneca de pano, que fala pelos cotovelos (ela fala pela boca mesmo, ma essa é uma maneiro de dizer que alguém é tagarela) e tem uma porção de ideias malucas, e Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho com mania de ser cientista.
Tia Anastácia é a cozinheira do Sítio, e acaba participando das traquinagens dos meninos. A Cuca é a bruxa má que mora numa caverna perto do Sítio, e faz de tudo para acabar com a alegria da turma. E tem mais: o Marquês de Rabicó, um porquinho; o rinoceronte que fugiu do circo...

Esse é o Sítio do Picapau Amarelo e as personagens criadas por Monteiro Lobato.

Ouvimos, lemos e vimos:
- As Caçadas de Pedrinho
- No Reino das Águas Claras
- Memórias de Emília

“Se a educação brasileira hoje padece de algum problema em relação a Lobato, certamente não é causado por estar lendo seus livros. Mas sim, pela falta de leitura de sua obra está fazendo. E não apenas aos alunos.”
Ana Maria Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário