terça-feira, 11 de janeiro de 2011


Ziraldo, um artista múltiplo
(extraído do relatório do 3º bimestre das turmas de 4º e 5º ano/profª Márcia)


Quem não conhece o Menino Maluquinho? Pois é, acabamos de chegar ao mundo maravilhoso de Ziraldo Alves Pinto ou melhor Ziraldo.

Quem nunca ouviu falar deste cartunista, famoso por suas charges e leitura em quadrinhos? Mas aprendemos também que nem só de quadrinhos este autor é conhecido. Aprendemos, através de sua biografia, que Ziraldo não é só isso. Lemos livros fantásticos, interessantes e viajamos ao sabor da literatura deste autor.

“Zeróis: Ziraldo em tela grande” foi uma exposição em que observamos quadros com seus heróis preferidos numa sátira e releitura de quadros originais que envolviam nomes famosos como: Picasso, Velázquez, Goya, Dali e Warhol.

Vimos cores fortes em seus quadros e, também de como seria o dia a dia de cada um desses heróis. Observamos as onomatopeias, um forte em seus desenhos e até representamos!

Nosso livro de sala de aula Os Meninos Morenos, nos levou para uma aventura sobre a infância deste autor que, com certeza, foi uma infância muito divertida, cheia de brincadeiras de rua e de construção de brinquedos mas também, com muita dificuldade financeira. Rimos de passagens cômicas e nos entristecemos com outras.
Ouvimos e lemos para os amigos, rimos e trabalhamos com o dicionário para “decifrar” certas palavras. Aproveitamos passagens do livro para trabalharmos com pronomes possessivos e os oblíquos. A cada capítulo do livro líamos versos de A’Kabal, um forte nesta obra.
E para dar um “molho” no trabalho confeccionamos “Os meninos Morenos”. Cada criança desenhou e recortou um menino moreno com as características da capa do livro. Fizemos também um mini livro onde cada um escreveu as passagens do livro que mais gostou.

Fizemos também a Ciranda de Livros onde pudemos ler outros livros e assim, ter mais variedades e opções de leitura.

Não poderíamos esquecer-nos de fazer uma caricatura deste autor, pois já que ele é o caricaturista das pessoas, então, nós é que o caricaturamos!

Em matemática trabalhamos com as cores e também com a biografia de Ziraldo. Trabalhamos com frações em folha quadriculada para obtermos melhores resultados. Colorimos e desenhamos e descobrimos assim, novas frações.

A parte mais gostosa foi trabalhar com barras de chocolate onde dividimos o inteiro em pedaços e assim, fixamos melhor a ideia de números fracionários.
O Folclore brasileiro, também apresenta muita variedade de contos e personagens que nos embalaram na magia de suas histórias. Trabalhamos com o Saci, Mula-sem-cabeça, Curupira, entre outros. Estudamos o mundo que eles “habitam”, as florestas, e nos encantamos e divertimos com suas estripulias.

Escrevemos composições em que atuávamos com esses personagens folclóricos, fazendo travessuras e protegendo a natureza. Trabalhamos com os verbos, adjetivos e seus graus, as concordâncias nominais e os numerais. Juntamos a Matemática aos numerais e trabalhamos com adições e subtrações de frações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário