terça-feira, 11 de janeiro de 2011


Projeto: biodiversidade
(extraído do relatório do 3º bimestre das turmas do 4º e 5º ano/profª Margaret)

A humanidade já catalogou e definiu quase 1,5 bilhão de organismos, mas isso é muito pouco: calcula-se que o número total deles na Terra chegue a no mínimo 10 bilhões e talvez até a 100 bilhões! E a cada ano milhares de espécies são exterminadas para sempre, numa proporção que pode atingir 30% das espécies totais dentro de três décadas, se o atual ritmo de queimada e desmatamentos nas florestas tropicais ( as mais ricas em biodiversidade), de poluição nas águas etc, continuar acelerado. Isso é catastrófico, pois essas espécies foram o resultado de milhões de anos de evolução no planeta, e com essa perda a biosfera vai ficando mais empobrecida em diversidade biológica, o que é perigoso para o sistema de vida como um todo. Preservar a biodiversidade é condição básica para manter um meio ambiente sadio no planeta.
Devido a sua dimensão continental e a grande variação geomorfológica e climática, o Brasil abriga 7 biomas, 49 ecorregiões, já classificadas, e incalculáveis ecossistemas. Os biomas são: Amazônia, Caatinga, Campos do Sul/Pampa, Savana/Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Zona Costeira.
O nosso Projeto se baseou no estudo de 4 biomas: Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Cerrado, selecionados a partir do apoio áudio-visual e de material didático abordados na coleção de DVDs “Os guardiões da Biosfera”.
Houve, também, a integração do tema do Projeto com o conteúdo bimestral de Ciências: um planeta cheio de vida!

CONTEÚDOS ABORDADO:

• Projeto Unesco: Ano Internacional da Biodiversidade
• Por que “Ano Internacional da biodiversidade?”
• Significado do logotipo
• Conceito de biodiversidade
• A diversidade de vida: Sistema de Classificação dos seres vivos
• O Brasil e seus biomas
• O homem interfere na natureza
• O Planeta pede socorro!
• Problemas e soluções
• Os três “R”

Além, dos conteúdos abordados fizemos um estudo sobre o CERRADO, tema que foi selecionado para a culminância do 4º e 5º ano.

ALGUMAS ATIVIDADES E RECURSOS:

• Estudamos o tema através de textos e atividades de diferentes fontes de pesquisa: livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, revistas, internet...;
• Desenhamos, colorimos e montamos um quebra-cabeça;
• Assistimos e fizemos registros dos DVDs Guardiões da biosfera: Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Caatinga e o DVD: A vida numa gota d’água;
• Registramos a unidade “Biodiversidade” no caderno de Ciências, montamos um trabalho sobre o “Cerrado” e colocamos folhas avulsas com textos informativos e atividades numa sacola reutilizável;
• Montamos mural;
• Trabalhamos com mapas;
• Fomos à Rua das Flores, compramos mudas de suculentas e pedrinhas para enfeitarmos os cachepôs confeccionados com garrafa pet e filtro de café usado;
• Consultamos o dicionário e descobrimos alguns significados importantes de palavras usadas no estudo da ecologia;

• Montamos uma caixinha com “dicas do dia”. Cada dica retirada da caixa era lida para os colegas e fixada na entrada da sala;
• Criamos etiquetas; desenhamos e escrevemos mensagens no “Vista esta camisa!”;
Montamos e observamos o terrário

CULMINÂNCIA:

Para a culminância do nosso estudo selecionamos um texto escrito por um sertanejo, que mora e ama o cerrado. Fizemos uma leitura coral “dramatizada”, onde o “Ipê-amarelo”, espécie típica do cerrado, intervem e interrompe a leitura para que a gente não se esqueça dele!.
Os pais participaram incentivando e colaborando com o cenário: 2 ipês e apoio do painel de fundo.
Após a leitura fizemos uma pequena dinâmica com perguntas sobre o Cerrado e no final montamos os quebra-cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário